Viagem de Finalistas 12º ano | Cracóvia

03 de Maio, 2019

Viagem de Finalistas Viagem de Finalistas 12º ano | Cracóvia

No passado dia 3 de maio, alguns alunos do 12° ano do Colégio Internato Claret, juntamente com outros membros da comunidade educativa, embarcaram num avião rumo àquele que seria o destino da sua viagem de finalistas: Cracóvia.

Situada no sul da Polónia, a quase 300 km da capital, Cracóvia revelou-se um poço de cultura e tradição donde é originário um povo profundamente marcado pela tragédia. A visita de quatro dias deu oportunidade aos seus participantes de observarem uma realidade diferente da sua e conhecerem um pouco desta cidade.

O primeiro dia foi dedicado à exploração deste local, incluindo uma passagem pela sua principal praça: a Praça do Mercado. É nela que se localizam os pontos de comércio turístico principais da metrópole e, é também nela que é passível de ser admirada a basílica de Santa Maria, centro católico da região.

Durante os dois dias seguintes, e conforme o previsto, foram providenciadas aos membros da comunidade educativa, visitas guiadas, em português, aos pontos mais importantes da cidade, desde o Castelo de Wawel, passando pelo gueto, até ao museu da fábrica de Schindler. Tudo isto contribuiu para uma interiorização da história das lendas e da cultura da cidade, sendo que a fábrica serviu como introdução para aquele que seria o ponto mais emocionante de toda a viagem: a visita a Auschwitz.

...



O campo de concentração, com todas as suas exposições e com as informações cedidas pela guia, foi quase um “cair da ficha" para todos os presentes, na medida em que concretizou aquele que, até ao momento, era apenas uma história de um passado distante. A tortura, crueldade e desumanidade que marcaram aquela época marcam agora o coração de todos os presentes nesta viagem, que certamente recordarão estes eventos para toda a vida.

Foram, efetivamente, quatro dias inesquecíveis, com lugar quer para risos quer para choro, num destino improvável, mas que, apesar do tempo frio e da distância do próprio povo, se mostrou ideal para este tipo de viagens, mostrando que o sucesso de uma visita como esta depende, não só do destino mas muito da companhia.

Será, certamente, algo gravado na memória de alunos e professores eternamente.