Inovação

Programa CAP - Correção e Alta Performance

O Desporto de Alto Rendimento é um fenómeno de expressão mundial com acentuada importância económica e social, que atualmente se equipara às maiores organizações mundiais, e que se encontra sustentado por desportistas capazes de desafiar os limites da performance humana. Neste domínio, as diversas ciências do desporto têm identificado e interpretado o perfil de exigências específicas de cada modalidade desportiva, bem como os fatores que constituem a estrutura multidimensional destas performances, contribuindo para a crescente qualidade dos processos de seleção dos desportistas, o desenvolvimento de métodos e/ou meios de treino mais qualificados e uma minuciosa preparação das competições. Nos tempos mais atuais, verifica-se uma tendência para utilizar modelos de investigação centrados numa compreensão integrada e contextualizada das variáveis presentes em situação de treino e de competição, que corporizam uma área emergente das ciências do desporto, designada de “Análise da performance desportiva” (O’Donoghue, 2010).
Tendo o supracitado como premissa, o Colégio Internato Claret, sendo pioneiro em ofertas educativas, criou um programa denominado CAP (Correção e Alta Performance), visando os discentes que pretendem potenciar a sua performance desportiva, adquirindo as valências necessárias para um correto desenvolvimento físico, respeitando as fases sensíveis do crescimento, de acordo com a especificidade de cada aluno.

Este programa tem como áreas de intervenção:

• Prevenção de lesões;
  • Reabilitação após lesão desportiva;
  • Manutenção da condição física;
  • Desenvolvimento de programas de força específicos para cada modalidade;
  • Potenciamento da performance desportiva;
  • Deteção e correção de desequilíbrios posturais que condicionem o rendimento desportivo.
O programa decorrerá nas instalações do Colégio, sem prejuízo escolar para os alunos, sendo aplicado pelos professores de Educação Física, através de um diagnóstico que permita orientar e definir quais as necessidades do aluno em questão, estabelecendo uma relação direta que vá corresponder à especificidade da respetiva modalidade ou das capacidades coordenativas/condicionais a desenvolver e potenciar, para, posteriormente, ser definida a bateria de testes ajustada às necessidades inerentes a cada um.

Programa Individual de Coaching Educativo

Processo através do qual ajudamos o aluno a concetualizar-se como protagonista do seu processo de desenvolvimento, levando-o a assumir um papel ativo na construção do seu projeto de vida, mais concretamente a nível escolar e vocacional.

Este processo tem, ainda, como objetivo, melhorar o desempenho, através da utilização de técnicas e ferramentas comportamentais, no sentido de ajudar o aluno a concretizar projetos com sucesso.

TUTORIAS DE PARES

Projeto de apoio pedagógico individualizado desenvolvido por alunos do ensino secundário, supervisionado pelos professores das várias disciplinas, com o objetivo de ajudar alunos a colmatar as dificuldades na aprendizagem de alguns conteúdos, tendo em vista a melhoria dos resultados escolares.

PROJETOS DE VOLUNTARIADO

Em colaboração com instituições da comunidade local, os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, orientados pelos respetivos professores, participam de ações e campanhas de solidariedade, nomeadamente, na recolha e distribuição de bens de primeira necessidade e na colaboração nas ações desenvolvidas com os sem-abrigo da cidade do Porto.